Prefeito Renato Junior entrega USF Santos Dumont revitalizada e amplia atendimento para 25 mil moradores em Manaus

Unidade de saúde reformada no bairro da Paz passa a oferecer atendimento completo de Atenção Primária e capacidade para mais de 15 mil procedimentos mensais

O prefeito de Manaus, Renato Junior, entregou nesta segunda-feira (22) a revitalização da Unidade de Saúde da Família (USF) Santos Dumont, localizada no bairro da Paz, zona Centro-Oeste da capital. A unidade, administrada pela Secretaria Municipal de Saúde, passa a atender cerca de 25 mil moradores da região com serviços completos de Atenção Primária à Saúde.

Com capacidade para realizar até 15,7 mil procedimentos por mês, a USF oferece consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacinação, exames laboratoriais, testes rápidos, acompanhamento pré-natal, monitoramento de doenças crônicas e distribuição de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito destacou os investimentos realizados na modernização da rede municipal de saúde e afirmou que a unidade é a 115ª entregue, reformada ou revitalizada pela atual gestão.

“Esta é a 115ª unidade revitalizada pela nossa gestão, tudo novo, equipamentos novos e estrutura renovada para melhor atender a população”, afirmou Renato Junior.

Reforço na rede de saúde

Durante o evento, o prefeito também anunciou a convocação de profissionais aprovados em cadastro reserva para reforçar o atendimento na rede municipal de saúde.

Segundo ele, a medida faz parte do planejamento da prefeitura para ampliar os serviços e acompanhar a entrega de novas unidades de saúde na cidade.

O secretário municipal de Saúde, Nagib Salem, ressaltou que a nova estrutura beneficiará moradores dos bairros da Paz e Santos Dumont, fortalecendo o atendimento básico na região.

“Essa unidade passou por uma grande reestruturação e agora está preparada para oferecer um atendimento mais humanizado e resolutivo”, destacou.

Atendimento mantido durante a reforma

A gestora da unidade, Elenilda Maria, afirmou que a revitalização representa a realização de um sonho para os profissionais da unidade e para a comunidade.

Ela ressaltou que, mesmo durante os dois anos de obras, os atendimentos não foram interrompidos.

“Seguimos levando atendimento e cuidado às famílias durante todo o período de reforma. Agora, temos uma estrutura ainda melhor para acolher a população”, afirmou.

Aprovação da comunidade

Moradores da região comemoraram a entrega da unidade revitalizada. A indígena Cléia Vieira da Costa, de 51 anos, destacou a importância do atendimento próximo à comunidade.

“Para nós, indígenas, é muito difícil conseguir atendimento. Aqui facilita muito a nossa vida. Somos bem recebidos e tratados com respeito”, disse.

O aposentado Jair Caleiro Santos, de 70 anos, também elogiou o serviço prestado pela unidade.

“Eu sempre fui muito bem atendido aqui. Agora, com essa nova estrutura, ficou ainda melhor”, comentou.

Já o morador Luiz Carlos de Magalhães ressaltou a importância da revitalização para o bairro da Paz.

Representando a comunidade indígena, a estudante Yara da Costa, de 11 anos, entregou ao prefeito um artesanato tradicional de seu povo como símbolo de gratidão.

Com a entrega da USF Santos Dumont, a Prefeitura de Manaus alcança a marca de 115 unidades de saúde construídas, reformadas ou revitalizadas nos últimos cinco anos, ampliando o acesso da população aos serviços públicos de saúde em todas as zonas da capital.

Artigo anteriorEduardo Braga viabiliza investimentos em portos de Lábrea e São Paulo de Olivença
Próximo artigoPrefeito Renato Junior anuncia convocação de 96 profissionais para reforçar a saúde em Manaus