Ação visa coibir transporte clandestino e garantir mais segurança e qualidade para os usuários dos serviços públicos e privados na capital.
A Prefeitura de Manaus ampliou nesta semana a operação “Transporte Legal”, com ações coordenadas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e apoio da Guarda Municipal. As fiscalizações ocorreram simultaneamente nas zonas Norte, Leste, Oeste e no Centro da capital amazonense, com foco no combate ao transporte irregular de passageiros.
Entre as principais vias monitoradas estão as avenidas Margarita (zona Norte), do Turismo (zona Oeste) e Autaz Mirim (zona Leste), além do centro da cidade. Nas zonas Norte e Leste, a operação concentrou esforços na repressão ao transporte clandestino, prática considerada ilegal e que oferece riscos à segurança dos passageiros.
Ao todo, 302 abordagens foram realizadas, resultando em 16 autuações e 7 apreensões de veículos. As principais irregularidades encontradas incluíam motoristas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CNH vencida, pneus desgastados, ausência de limpador de para-brisa, documentos vencidos e falta de cadastro ou vistoria junto ao IMMU.
No Centro, os fiscais também abordaram veículos do transporte executivo complementar, táxis e motoristas por aplicativo que atuavam fora das normas estabelecidas. O objetivo é garantir que todos os prestadores de serviço estejam devidamente regulamentados, proporcionando mais segurança aos usuários.
“O transporte clandestino, além de ilegal, oferece sérios riscos. Nosso objetivo é garantir segurança, legalidade e qualidade no transporte público e privado”, afirmou Wladir Sousa, chefe da Divisão de Fiscalização de Transporte do IMMU.
A operação “Transporte Legal” continuará sendo realizada em diversas regiões da cidade. A Prefeitura reforça a importância de a população priorizar o transporte regular e denunciar irregularidades por meio dos canais oficiais.
“A gente que usa o transporte todo dia precisa sentir segurança. Saber que tem fiscalização ajuda a manter tudo certo”, disse José Raimundo de Lima, morador da zona Norte.