Manaus – O clima é de festa para a nação vermelha e branca. Após conquistar o título do 58º Festival de Parintins, o Boi-Bumbá Garantido realiza neste sábado (5), no Sambódromo de Manaus, a aguardada Festa da Vitória, celebrando o tão esperado fim do jejum de títulos desde 2019. O evento começa às 21h, com entrada gratuita e classificação indicativa para maiores de 12 anos.
A celebração contará com a presença dos itens oficiais do boi campeão, apresentação da tradicional batucada, atrações musicais e a exibição do troféu de campeão, que retorna à galeria do Garantido após seis anos de espera.
A vitória foi apertada, decidida por apenas 0,5 ponto de diferença sobre o Caprichoso. O resultado foi anunciado no dia 30 de junho no Bumbódromo, em Parintins, diante de uma multidão que aguardava ansiosamente o desfecho do maior duelo folclórico da Amazônia.
Buscando o tetracampeonato, o Boi Caprichoso contestou o resultado, mas a comissão julgadora manteve a pontuação e confirmou o título ao boi da Baixa do São José. Assim, o Garantido pôs fim ao domínio recente do rival e retomou seu protagonismo no festival.
Neste ano, o boi vermelho encantou o público com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, uma celebração à cultura popular e à identidade amazônica, dividida em três atos vibrantes. Já o Caprichoso defendeu o enredo “É Tempo de Retomada”, com destaque para os rituais indígenas, a resistência cultural e homenagens ao ambientalista Chico Mendes.
Agora, com o título confirmado, a torcida vermelha e branca tem todos os motivos para lotar o Sambódromo e transformar a noite deste sábado em um grande espetáculo de celebração, orgulho e tradição. O Garantido, mais uma vez, é campeão.