Levantamento aponta que quase metade dos produtos enviados pelo Brasil aos Estados Unidos em 2024 ficou fora da taxação prometida pelo governo norte-americano.
Com a divulgação da lista de exceções pelo governo dos Estados Unidos, quase 45% das exportações brasileiras para o país em 2024 ficaram livres da tarifa adicional de 50% anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump. A medida trouxe alívio para setores econômicos e investidores, à espera da confirmação oficial das novas taxas.A análise considerou os 100 principais produtos exportados do Brasil para os EUA no ano passado. Desses, 27 itens ficaram de fora da taxação, preservando cerca de R$ 18,1 bilhões de um total de R$ 40,3 bilhões em exportações — o equivalente a 44,61%. A apuração toma como base dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
Entre os dez produtos mais enviados aos EUA, sete não serão afetados pela tarifa, o que reforça o impacto positivo das exceções anunciadas. No total, cerca de 700 categorias de produtos brasileiros não devem ser atingidas pela medida.
O levantamento, originalmente divulgado pela CNN Brasil, serviu de base para esta análise.