Em Barcelos, Eduardo Braga entrega novo porto à população e anuncia reconstrução da orla

O município de Barcelos, a 405 quilômetros de Manaus, inaugurou nesta segunda-feira (25) a nova Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), obra do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que recebeu investimento de R$ 20,1 milhões.

A estrutura é a primeira do Amazonas a funcionar com energia solar e integra o programa “Portinhos Conectados”, que oferece internet gratuita via Wi-Fi. O porto conta com terminal de passageiros, cais flutuante, rampas de acesso, muro de contenção, sistema de tratamento de esgoto, reservatório de água, subestação de energia, estacionamento e iluminação externa.

Segundo o DNIT, o espaço deve melhorar o transporte de passageiros e cargas, principal modal de Barcelos, além de oferecer condições mais seguras para o escoamento da produção local e para o abastecimento da cidade, que tem cerca de 18 mil habitantes. A expectativa é também reforçar o turismo de pesca esportiva, atividade central na economia do município.

A inauguração contou com a presença dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), do prefeito Radinho Alves (União Brasil), do deputado federal licenciado Saullo Vianna (União Brasil) e outras autoridades.

Orla e obras futuras

Na mesma visita, foi anunciado o lançamento de licitação para a recuperação de 600 metros da orla de Barcelos, construção de muro de contenção contra erosões fluviais e revitalização da praça central. O projeto deve receber R$ 25 milhões em recursos federais.

Segundo a prefeitura, a agenda de obras previstas para o município inclui ainda pavimentação e recapeamento de ruas, além da reforma da praça municipal.

Artigo anterior“Don Juan” de Manaus é preso por seduzir e enganar idosas
Próximo artigoHomem em situação de rua é encontrado morto com sinais de agressão no Santa Etelvina