Bolsonaro deixa prisão domiciliar pela primeira vez para realizar exames médicos em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou a prisão domiciliar na manhã deste sábado (16) para se submeter a uma bateria de exames em um hospital particular de Brasília.

A saída foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a apresentação de atestado médico comprovando o comparecimento. A defesa terá até 48 horas após os procedimentos para entregar a documentação.

Entre os exames previstos estão coleta de urina, endoscopia digestiva alta e diferentes tomografias de tórax, abdome e pelve, além de ecocardiograma, ultrassonografia Doppler de carótidas e ultrassonografia de próstata e vias urinárias. Segundo os advogados, os procedimentos visam dar continuidade ao tratamento em andamento, reavaliar sintomas de refluxo e soluços persistentes, além de verificar o estado geral de saúde do ex-presidente.

Moraes já havia autorizado que médicos indicados por Bolsonaro o acompanhassem em casa, desde que respeitadas as medidas cautelares. O ministro também estabeleceu que, em caso de necessidade de internação urgente, a defesa poderá comunicar o fato ao STF no prazo de 24 horas, apresentando comprovação médica.

Bolsonaro é acompanhado por especialistas desde 2018, quando foi vítima de uma facada durante a campanha presidencial. Atualmente, seus cuidados de saúde estão relacionados às sequelas do episódio.

Artigo anteriorPolícia prende dupla acusada de aplicar golpe com falsa venda de armas em Manaus
Próximo artigoPrefeitura de Manaus apreende micro-ônibus com risco de incêndio e condutora sem habilitação