Obra beneficia mais de 50 mil pessoas na zona Sul e contribui para recuperação ambiental do igarapé do 40
O vice-prefeito de Manaus, Renato Junior, realizou nesta quarta-feira (22/10) a entrega da primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Raiz, localizada no bairro Raiz, zona Sul da capital. A estação tem capacidade inicial de tratar mais de 230 milhões de litros de esgoto por mês, beneficiando diretamente cerca de 50 mil moradores e contribuindo para a recuperação ambiental do igarapé do 40.
A ETE Raiz será uma das maiores da região Norte, ocupando uma área total de 9,6 mil metros quadrados. A obra é fruto de parceria entre a concessionária Águas de Manaus, a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas.
O evento contou com a presença do governador Wilson Lima, do diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas, e outras autoridades locais. Durante a entrega, Renato Junior destacou a importância da estação para a saúde da população.
“A zona Sul ganha mais do que um presente. Estamos cuidando da saúde das crianças, da próxima geração, dos idosos, dos adolescentes e dos adultos. Com essa estação, os dejetos que antes iam para o igarapé do 40 agora serão tratados, e para lá será destinado apenas água limpa”, afirmou o vice-prefeito.

A estação também reforça a ampliação da cobertura de tratamento de esgoto em Manaus, que mais que dobrou durante a gestão do prefeito David Almeida, passando de 16% em 2021 para 35% atualmente, tornando-se a maior cobertura da região Norte.
A primeira etapa da ETE representa aproximadamente 60% da estrutura total, com conclusão integral prevista para 2027. Nesta fase, a estação atenderá os bairros Raiz, Petrópolis, Cachoeirinha e São Francisco. Quando totalmente concluída, a ETE poderá tratar mais de 230 milhões de litros de esgoto por dia, ampliando a cobertura para bairros como Japiim, Zumbi, Armando Mendes, Gilberto Mestrinho, Coroado, Distrito Industrial e Mauazinho, beneficiando cerca de 220 mil pessoas nas zonas Sul e Leste.
A construção da estação foi fiscalizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), que continuará acompanhando o início da operação para garantir a qualidade da água tratada. “Faz parte do nosso escopo continuar fiscalizando, garantindo que a qualidade da água esteja dentro de todos os índices estabelecidos pela Agência Nacional de Águas (ANA)”, explicou Elson Júnior, diretor-presidente da Ageman.

Além da ETE, o projeto inclui a construção de mais de 60 quilômetros de rede coletora e seis Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) nos bairros da bacia do igarapé do 40, ampliando ainda mais a cobertura do sistema de tratamento de esgoto da cidade.








