Prefeitura inicia retirada de fios inutilizados no Centro de Manaus

A prefeitura de Manaus iniciou neste domingo (17) a retirada de cabos inutilizados dos postes da rua Guilherme Moreira, no Centro. A ação faz parte do programa Mutirão no Centro e tem como objetivo reduzir a poluição visual causada pela fiação obsoleta.

A operação é coordenada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e conta com o apoio da Amazonas Energia, responsável pelos postes, além de empresas de telefonia e internet notificadas para participar da limpeza. Segundo o órgão, os chamados “cabos mortos” desrespeitam o Código de Postura e o Plano Diretor da cidade, já que permanecem inutilizados há anos.

O prefeito David Almeida acompanhou o início da ação e destacou que a medida é inédita. “Manaus tem uma poluição visual muito grande, principalmente no Centro. Notificamos as empresas para resolver esse problema e começamos a despoluição pela área central”, disse.

O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, reforçou que a operação deve se estender por outros pontos da região. “Estamos retirando fios que não têm mais função há décadas. Todos os responsáveis foram comunicados oficialmente para a retirada”, afirmou.

Empresários do comércio consideram a iniciativa um marco na requalificação do Centro. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ralph Assayag, avaliou a ação como inédita: “Em décadas nunca vimos tanto empenho em revitalizar o centro histórico, que concentra boa parte da arrecadação do estado”.

De acordo com o Implurb, a primeira etapa da retirada deve durar cerca de duas semanas, em horários que evitem transtornos ao comércio. Além das concessionárias de energia, empresas como Vivo, Claro, Oi e Tim foram notificadas para realizar a remoção dos cabos em desuso.

Artigo anteriorSuspeito de incêndio e ameaças, “Foguinho” é preso em Manacapuru