Pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim estão em construção, e asfaltamento de 20 km avança no trecho entre os municípios de Careiro da Várzea e Borba
Com o início do verão amazônico, as obras na rodovia BR-319 (Manaus-Porto Velho) avançam em ritmo acelerado. Nesta quarta-feira (6), engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram uma vistoria nos canteiros de trabalho para avaliar o andamento da construção de duas pontes e o asfaltamento de 20 quilômetros da estrada.
As obras incluem a construção de novas pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, localizadas nos quilômetros 23 e 24 da rodovia, no município de Careiro da Várzea. A ponte sobre o Rio Curuçá está com 75% das obras concluídas, com previsão de entrega em setembro. A nova estrutura, orçada em R$ 28 milhões, terá 150 metros de comprimento 60 metros a mais do que a anterior.
Já a ponte sobre o Rio Autaz Mirim está na fase inicial, com fundações em execução. O investimento é de R$ 30 milhões, e a obra contará com 210 metros de extensão, também ampliada em relação à estrutura original. Segundo o superintendente do DNIT no Amazonas, Orlando Fanaia, o objetivo é aproveitar o período de estiagem para acelerar os trabalhos.
A gente está fazendo uma programação para que agora, na época da seca, possamos atuar com dois equipamentos na ponte sobre o Autaz Mirim, fazendo a escavação e a concretagem. A ideia é entregar a obra até o fim do ano afirmou Fanaia.
Asfaltamento avança em trecho de 20 km
Outro ponto de avanço importante é o asfaltamento do trecho entre os quilômetros 198 e 218, no município de Borba. A etapa de terraplanagem foi finalizada, e agora está em execução a aplicação do “rachão” mistura de pedras e brita que antecede a pavimentação.
O trecho faz parte do chamado “Lote C” e tem investimento de R$ 145 milhões, com previsão de entrega em 2026. A próxima etapa será a aplicação da brita graduada e, em seguida, da massa asfáltica. O DNIT também prepara a licitação para pavimentar mais 32 quilômetros à frente, entre os km 218 e 250.
Queremos deixar todo o Lote C contratado até 2026. Os primeiros 20 quilômetros já estão em execução, e a expectativa é concluir esse trecho e iniciar os 32 km seguintes no ano que vem explicou Fanaia.
Trecho do meio segue com impasses
Apesar dos avanços, o chamado “trecho do meio” da BR-319 cerca de 400 km entre os municípios de Humaitá e Borba continua sem obras de pavimentação devido à falta de licenciamento ambiental. A região apresenta as piores condições de tráfego da rodovia.
O senador Eduardo Braga tem atuado junto ao Governo Federal, ao DNIT e aos ministérios do Meio Ambiente e dos Transportes para destravar as licenças necessárias. A meta é garantir a pavimentação integral da rodovia, considerada essencial para a integração da Amazônia com o restante do país.
A BR-319 é estratégica para milhões de brasileiros que vivem na região Norte. Nosso trabalho é garantir que as obras avancem com responsabilidade e dentro do cronograma afirmou o senador.